10% OFF na sua 1ª compra, use o cupom: BEMVINDO Frete Fixo R$11.90 para Sul, Sudeste e Centro-Oeste Compre e ganhe 10% de CASHBACK para sua próxima compra! Frete Grátis para compras acima de R$300 - S, SE, CO e Bahia!
23/06/2022

Como Usar Perfume Corretamente?

Eventualmente aqui no Blog da FYFE escrevemos assuntos variados. Chamamos esta “coluna” de FYFE OFF, então não deixe de conferir nossas outras matérias, afinal buscamos trazer mais conhecimento em diversas áreas do universo masculino.

 

Dito isso, hoje vamos falar um pouco de outro assunto, de importância similar ao do que você veste. Falaremos sobre perfume. Mais do que mostrar algum modelo específico, caríssimo, como a maioria faz por aí, vamos dar algumas dicas a você de como escolher o perfume correto, como e quando utilizá-lo. De nada adianta você comprar um perfume importado caríssimo, se você o utiliza de maneira errada. E lembre-se do que prezamos sempre por aqui, menos é mais.

 
 

Tipos de Perfumes

 

Basicamente as fragrâncias são divididas em 3 categorias:

 

- Parfum: Com 15 a 20% de essência de perfume para uma fixação de até 12 horas.

- Toilette: Com 5 a 15% de essência de perfume com uma fixação de 5 a 10 horas.

- Cologne: Com 2 a 5% de essência de perfume para fixação de 3 a 6 horas.

    

Claro que cada tempo de fixação pode variar de pessoa para pessoa.

 

Dentro das categorias de cada perfume, existem essências diversas. Você deve escolher obviamente um que te agrade. Perfumes amadeirados, por exemplo, são fragrâncias onde você vai encontrar aromas mais secos e menos adocicados, que lembram tabaco, madeira, couro, pinho e etc. Já os perfumes cítricos são mais leves e certamente apresentam notas de limão, laranja, mandarina, entre outros. 

 

Na mesma linha estão os perfumes mais frescos, que trazem aromas naturais marinhos, folhas verdes, além das frutas mencionadas acima. Ainda nesta linha mais leve, estão os perfumes frutais, que podem trazer notas de frutas como pêssego, morango, jasmim, gardênia, entre outros.

 

Os aromas descritos acima são aromas que de certa forma lembram ou uma fruta ou uma madeira, e o cheiro de um perfume é uma mistura de cada uma delas. Entretanto, isso não quer dizer que você vai ficar cheirando a laranja, é somente a base da formulação do aroma.

 
 

Ocasião Correta

 

 

Se você utilizar o perfume correto, vai passar a sensação de segurança e confiança às pessoas ao seu redor, então escolha cada um para a ocasião correta. 

 

Perfumes mais fortes e amadeirados, combinam muito bem com ocasiões noturnas, como festas, baladas ou até um evento formal. Combinam também com estações mais frias, já que você vai suar menos, e com a pele menos oleosa, o perfume não vai exalar de maneira demasiada.

 

Perfumes mais leves e cítricos vão bem para ocasiões diurnas, do dia-a-dia, como no trabalho, praia, ambientes mais leves e também estações mais quentes, já que você certamente vai suar mais, e com a pele mais oleosa, o perfume tende a exalar mais e ter um perfume forte demais pode afastar todos ao seu redor.

 

 

Tipo de Pele

 

 

Sim, a pele pode variar a fixação do perfume. Peles oleosas são mais ideais para fixar melhor a fragrância, então de repente você pode utilizar um perfume mais fraco como um “toilette”, isso vai garantir com que ele fique na medida ideal, sem ficar forte demais para afastar as pessoas.

 

Já se você tem a pele mais seca, é ideal que você utilize um perfume mais forte do tipo “parfum”, que tem um poder maior de fixação.

 

Nunca utilize uma pessoa como uma referência certa de essência, pois a pele influencia muito na fixação e pode até mudar um pouco a fragrância. Se seu amigo utiliza um perfume e você gosta do cheiro, teste em você antes de comprar, pois cada pessoa exala um odor natural diferente, o que pode alterar o resultado final.

 

 

Dicas para Escolher

 
 
 
 

Mais do que escolher um perfume por sua marca ou preço, vale salientar algumas dicas importantes.

 

Quando for comprar um perfume, não avalie no exato momento em que você aplica. Espere o cheiro do álcool do perfume passar, para então decidir se vai comprar ou não. Aplique o perfume e dê uma volta no Shopping, por exemplo, isso vai garantir a fixação e você poderá sentir a fragrância real do produto.

 

Procure ter pelo menos 2 perfumes diferentes. Indicamos um mais forte para os momentos noturnos e um mais cítrico ou leve para momentos durante o dia. 

 

Sinta o perfume. Evite comprar pela internet se você não conhece o cheiro. Parece óbvio, mas o contato com o produto é de extrema importância, você precisa gostar do seu perfume, afinal, assim como o que está vestindo, o perfume compõe a imagem que você vai passar às outras pessoas.

 
 
 

Fixação

 
 
 

 

Tão importante quanto a escolha do perfume, é sua aplicação correta. Até porque nem sempre a fazemos. Não é necessário um “banho” de perfume, se atente às dicas a seguir.

 

Pescoço e pulsos são as áreas mais comuns. Estão corretas, mas o perfume potencializa em áreas mais quentes do corpo, então experimente utilizá-lo na parte interna do braço, na dobra do cotovelo e atrás da orelha.

 

Não esfregue a pele após passar! Isso faz com que o calor gerado altere a ordem de evaporação das notas olfativas, e pode fazer com que a fragrância mude ou perca sua potência.

 

Não passe logo após o banho. Depois do banho o corpo está mais quente que o normal, isso vai fazer com que o perfume evapore antes do previsto, e vai acabar durando menos. 

 

Nem longe nem perto, o ideal é aplicar o perfume 15 cm da região.

 

Procure um desodorante sem cheiro, mais neutro, afinal ele é para bloquear ou neutralizar o mau cheiro da região. Deixe com que o perfume faça seu papel, sem intervenção do desodorante.

 

Como dissemos acima, mais vale você seguir as dicas que deixamos nesta matéria do que comprar um perfume caríssimo e não saber utilizá-lo.

 
 

Escolha sempre o melhor para você!

 

Estamos aqui como seu aliado!

 

Faça parte do nosso Clube!

 

Somos mais que uma marca, somos um conceito!

 

FYFE - Face Your Fears