Vinho para Iniciantes!
FYFE OFF! Esse é o nome da nossa coluna do Blog que contempla as matérias que não falam do universo da moda masculina, mas sim qualquer outro assunto do universo masculino. Dito isso, vamos abordar hoje um assunto ótimo para a estação mais fria do ano.
Vamos falar um pouco sobre vinhos! Você gosta? Já tentou harmonizar esta bebida em algum jantar especial?
Não somos sommelier e nem queremos passar com a matéria uma imagem de especialista. Nosso intuito é dar algumas dicas práticas para iniciantes, que muitas vezes se sentem perdidos no assunto! Se você já bebe vinho a mais tempo, certamente já sabe tudo que vamos dizer e pode achar a matéria muito simplista. Esta matéria é apenas para iniciantes, para quem quer começar a tomar esta que para muitos é a melhor bebida alcoólica.
Um Pouco da História
Vinho é uma bebida alcoólica feita através da fermentação do suco de uva. Alguns estudos sugerem que a primeira produção de vinho tenha sido feita a pelo menos 6000 a.C. e, se ele sobreviveu por tanto tempo, pode apostar que é coisa boa. kkkkkkk
A fermentação das uvas é feita por vários tipos de leveduras, que consomem os açúcares presentes na fruta transformando-os em álcool. Atualmente existem diversos tipos de processos e uvas e o vinho pode ser classificado em diferentes tipos distintos: tintos, brancos, rosés, espumantes e fortificados.
Os vinhos tintos são produzidos a partir de uvas tintas (como o nome sugere). Após um longo contato do suco com a casca da fruta durante a fermentação do mesmo, é trazido o tom característico de um vinho tinto.
Os vinhos brancos, em sua maioria, são feitos por uvas brancas. Entretanto, eles podem também ser feitos por uvas tintas, mas com a fermentação sem as cascas.
Rosé é o intermediário, podendo haver uma mistura de branco com tinto. Pode haver também um breve contato do suco com as cascas da uva tinta.
Espumante geralmente é feito por duas fermentações alcoólicas, com um alto nível de dióxido de carbono, o que trás borbulhas à bebida. Fortificado, possui graduação alcoólica mais elevada, entre 15° a 18° G.L., com adição de plantas amargas ou aromáticas.
Tipos de Uvas Mais Comuns
Existem diversas variedades de uvas e locais de plantio diferentes, mas como esta é uma matéria mais superficial, vamos exemplificar as mais encontradas no mercado brasileiro.
Suvignon Blanc e Chardonnay são uvas normalmente utilizadas em vinhos brancos.
Pinot Noir, Pinotage e Gamay são as geralmente utilizadas em vinhos tintos de corpo leve.
Barbera, Carménère, Merlot são exemplos de uvas de vinhos tintos médios.
Cabernet Sauvignon, Malbec e Tannat são vinhos tintos mais encorpados, visto que possuem mais taninos, o que deixa a bebida mais adstringente (parecido com comer banana verde).
Harmonização
Quem não entende de vinho e de culinária ou não tem bom paladar, costuma dizer que harmonizar uma bebida com comida é frescura. Se você pensa desta forma, abra sua mente e entenda que isso é importante. Uma harmonização errada pode estragar o seu jantar!
Claro que para a harmonização não existem regras, já que cada pessoa tem seu gosto próprio, mas existem combinações mais certeiras dependendo do tipo do vinho que esteja tomando. Vamos exemplificar: basicamente vinhos fortes com comidas mais pesadas, e vinhos leves com comidas leves.
Vinhos brancos vão bem vegetais, queijos macios e peixes.
Vinhos leves vão bem com frutos do mar e carne branca. Eles não vão muito bem com queijos.
Vinhos médios vão bem com quase tudo. Carne vermelha mais magra, carne branca, queijos duros, pães, entre outros.
Já os vinhos mais encorpados combinam muito bem com carne vermelha mais pesada, carnes curadas e queijos duros.
Lembramos que isto varia de paladar para paladar e não existem regras, é somente um guia para te ajudar nas escolhas.
Teor de Açúcar
De fato, para quem nunca tomou vinho ou não é adepto a nenhuma bebida alcoólica, tomar um vinho seco pode ser "agressivo" ao paladar. Pode te trazer uma experiência ruim.
É fato também que o paladar "amadurece" de acordo com a prática. Procure começar tomando vinhos mais leves ou brancos, até mesmo um vinho suave, mais doce. Isso vai te ajudar a ir se acostumando com o tanino aos poucos.
Vinho Suave tem mais de 20g de açúcar a cada litro. Já um demi-sec tem em torno de 5g a 20g por litro, enquanto um bom vinho seco tem até 5g para cada litro. Especialistas dizem que consumir uma taça de vinho de vez em quando pode até fazer bem ao coração.
Nós apenas fizemos uma breve introdução no assunto.
Não somos especialistas ou sommelier, mas apreciamos, principalmente no inverno, uma boa garrafa de vinho!
Siga nossas dicas acima quando for abrir uma garrafa, seja para celebrar uma conquista ou refletir sobre um aprendizado.
Lembre-se, estamos aqui como seu aliado!
Faça parte do nosso Clube!
Somos mais que uma marca, somos um conceito!
FYFE - Face Your Fears
-
Camiseta Básica Algodão Egípcio - Bordô Gola O
Camiseta gola redonda de algodão egípcio masculina bordô. Feita de algodão egípcio premium com elastano, esta camiseta básica lisa oferece conforto incomparável e estilo versátil. Compre sua camiseta de algodão egípcio bordô de manga curta hoje mesmo.